terça-feira

Mindset: Mudando a atitude mental

A primeira coisa que tem que compreender, é que sua vida tem que ter uma mudança de 360º se você está acostumado com o aprendizado de uma escola na parte financeira, ou como gerir o dinheiro, o que é ativo e passivo, ou como sempre encarou as finanças e não obteve resultado positivo da forma como sonha, esqueça tudo e recomece. Meu nome é Rodrigo, sou investidor financeiro e tive que mudar a minha forma de encarar a minha vida financeira justamente por que na minha outra estava sempre com contas atrasadas, contando moedas até para por gasolina no carro e isso depois que consegui comprar um com muito sacrifício.

Meu interesse é ensinar o que eu aprendi com o tempo em diversos cursos sobre investimento financeiro, compartilhar meus resultados positivos e negativos, mostrar minhas falhas e acertos lhe dando um atalho para que não cometa meus erros e repita os meus acertos, mas claro, para compreender tudo isso, precisa realmente ter vontade de estudar e abosrver o conteúdo não somente deste blog, mas buscar materiais alternativos que eu mesmo vou oferecer e outros.

Neste canal possuo materias de ótimos mestres das finanças mas ordenando os assuntos de uma forma pedagógica para entender sobre o que se trata as minhas técnicas, pois o conhecimento básico é o mesmo para todos, o que muda depois, é a aplicação, modus operandi.


Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”.  De acordo com Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência Emocional, as fontes dos modelos mentais são a maneira pela qual os seres humanos organizam e dão sentido às suas experiências. Ainda segundo o autor, Goleman, o nosso comportamento é condicionado por modelos mentais.

De uma forma simplificada, um modelo mental é uma forma de enxergar o mundo.  As pessoas constroem e aplicam os seus próprios modelos mentais com base em quatro pilares:

Biologia: interpretação da capacidade de realização do ser humano com base nas suas limitações fisiológicas

Linguagem: é o meio no qual se estrutura a consciência do ser humano.

Cultura: dentro de qualquer grupo - famílias, amigos, organizações e nações - os modelos mentais coletivos se desenvolvem com base em experiências compartilhadas.

Experiência pessoal: diz respeito à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, etc.,

A partir desses pilares fazemos nossas interpretações julgamentos e construímos nossas atitudes ou modelo mentais. Formamos nossas crenças e agimos segundo elas. Os comportamentos que temos a partir de nossas crenças e atitudes geram um determinado resultado, que pode ser limitante ou potencializador.

Assim, os Mindsets que adotamos são muito importantes para nossa carreira e para os bons resultados que desejamos. Quer entender de que forma? Vamos lá:

Nos dias atuais, nosso país, a economia e o mercado de trabalho passam por uma fase de recessão, uma instabilidade econômica e a todo o momento ouvimos a palavra crise. E o que mais desejamos é ver esse processo mudar. Se mergulharmos nos efeitos negativos, vamos afetar nosso desempenho e os números das empresas em que trabalhamos. Mas se ajustarmos o nosso mindset para enxergar na crise oportunidades e aproveitarmos esse momento para o desenvolvimento de competências que sejam essenciais para manutenção de seus empregos como a resiliência, produtividade e foco em resultados, acabamos por ter atitudes que incidam positivamente nos processos, gerando uma mudança de cenário.

Segundo os especialistas, existem dois grupos de mindset, que listamos abaixo e convidamos você a conhecer para que você possa usá-los em prol de promover as mudanças que desejar para  desenvolver sua carreira.

Mindset fixo: modelo mental que interpreta inteligência ou talentos como características inatas, que permanecem relativamente estáveis ao longo da vida. Mais limitante, esse modelo oferece uma ampla zona de conforto.

Mindset expandido: favorece uma visão de mundo na qual as mencionadas características podem ser desenvolvidas mediante o esforço. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução, como potenciais a serem desenvolvidos.

Se você deseja construir uma carreira sólida e de sucesso, você precisa trabalhar bastante sua atitude mental de forma que ela possa agir positivamente e te motive a provocar mudanças, nada de ficar parado, acomodado em zonas de conforto, e que te leve a focar naquilo que você mais deseja no momento: ser bem sucedido fazendo aquilo que gosta.

Os maiores “adversários” de sua carreira não estão no mercado de trabalho,  os maiores “adversários” estão dentro de você. Esses “adversários internos” se alimentam dos modelos mentais limitantes e negativos que matam sonhos e destroem seus projetos de vida.

Como disse o escritor Roberto Shinyashiki: Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores. Portanto, desafie o "mindset” negativo e esteja pronto para saborear novas vitórias!